• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Notícias Diocese São Luis

FAZENDA ESPERANÇA ACOLHIMENTO E FORÇA VITAL


FAZENDA DA ESPERANÇA: ACOLHIMENTO E FORÇA VITAL!

Paulo Freire dizia: “É preciso ter esperança, mas não esperança do verbo esperar, e sim esperança do verbo esperançar. Porque tem gente que tem esperança do verbo esperar, e esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.” Alguns dizem: “Eu espero que resolva”, “espero que funcione”, “espero que melhore” ... Isso não é esperança, é espera! Esperançar é ir atrás, se juntar, não desistir, fortalecer a capacidade vital, construir!

O espaço terapêutico Fazenda da Esperança, em Poconé-MT, é literalmente o verbo esperançar. Lá estão pessoas que resolveram mudar de vida, ou melhor, buscar a Vida, pois na situação em que estavam só sobreviviam. Nada faz refletir mais sobre a condição humana do que as histórias das pessoas!

Dia 29/7, mais de 30 adolescentes das turmas de 1ª Eucaristia, Pré-Crisma e Crisma, do Colégio Imaculada Conceição (CIC), visitaram a Fazenda da Esperança, tiveram a oportunidade de ouvir e sentir no coração a dor daqueles que estão a procura do reencontro consigo, com renúncia e doação, reforço de valores como amizade e fraternidade, e, enfim a entrega de suas vidas nas mãos misericordiosas do Pai Altíssimo.

 O espaço terapêutico tem como fundamento o tripé: Trabalho, Espiritualidade e Convivência. São 23 homens, assistidos, de diferentes idades, que acreditam ser possível mudar, transformar e resgatar a dignidade humana. Albert Schwitzer, médico do século XX e ganhador do Nobel da Paz, diz: “a tragédia não é quando um homem morre, mas aquilo que morre dentro do homem enquanto ele está vivo”.

O espaço tem como objetivo: fazer reviver das cinzas, como uma Fênix, o precioso ser humano que está perdido. O pai de família que se entregou ao álcool ou o jovem que fez a opção errada pelo caminho das drogas.

Os alunos da catequese do CIC puderam conhecer e conviver, com a harmonia e espiritualidade daquele local. Foram muito bem recebidos, viveram momentos de alegria, emoção e partilha. Por meio das falas dos assistidos, entenderam que a vida pode e deve ser melhor para todos, de acordo com o Evangelho de João 10:10, onde Jesus diz: “Quero que tenhais vida e vida em abundância.” Aqui Deus nos fala de vida abundante, de sonho e amorosidade.

Com certeza, ao de lá saírem, catequizandos e catequistas, nunca mais serão os mesmos! Voltaram sim fortalecidos como pessoas, e com a certeza plena de que o essencial para que haja a transformação é a existência do amor, da convivência harmônica e da fé em Cristo Salvador. Experiência única e inesquecível na vida de cada um!

“As drogas me deram asas para voar, depois me tiraram o céu...” (John Lennon)

Prof. Débora Azevedo Rieffel

Colégio Imaculada Conceição