• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Notícias Diocese São Luis

UM PRESENTE PARA JESUS!


UM PRESENTE PARA JESUS!

 

                     Muitas e muitas vezes, nós nos deparamos com uma dúvida: o que devo dar de presente de aniversário para aquele meu amigo, irmão, colega de trabalho. Paira sobre nós uma dúvida atroz, a ponto de causar até insônia. Mas precisamos reagir: pedir ajuda de alguém da família, um conhecido, ou até mesmo da pessoa que atende na loja. Precisamos de alguma sugestão, uma ideia que nos salve dessa indecisão total.

                     A festa está se aproximando. O aniversariante está esperando a minha presença na festa dele. Todos certamente já estão prontos. Os bolos, doces, salgados, refrigerantes e sucos já estão definidos e escolhidos; as mesas, as cadeiras, os enfeites todos já estão sendo colocados, cada um no seu devido lugar.

                     Mas, e o presente? Ah, meu Deus do céu, falta ainda o presente!

                     Pensei numa camisa. Mas e a cor preferida do meu amigo, o tamanho: ele prefere manga curta ou comprida? ... ele prefere camisa social ou uma camiseta esportiva, que combine mais com o nosso calor do Mato Grosso? ...

Olha a dúvida de novo!

                    Não tem jeito. Preciso decidir. Vou às compras. O barulho das músicas, os passos apressados das pessoas, comprando seus presentes, afinal é Natal. Tem Papai Noel gordo, magro, alto, baixo...até verde, para dizer que ele é ecologista e quer homenagear a natureza.

                    Lembrei-me que meu amigo nasceu exatamente no dia 25 de dezembro. Nossa, que coincidência interessante! Comecei a associar o Natal, um presépio muito simples numa loja entulhada de brinquedos, a música “Jingle Bells”, tocada incessantemente, a criança chorando, dizendo que queria a boneca mais cara; o menino, que mal aguentava nas pernas, carregava o carro maior que ele; os pais, tentando convencer seus filhos gêmeos, que o brinquedo escolhido por eles, não cabe no orçamento da família...enfim!

                   De repente me vejo em frente a uma loja de eletrodomésticos, com muitas televisões das mais diferentes polegadas. Tem uma que parece a tela de um cinema, de tão grande! Está passando um documentário sobre personalidades mundiais.

                   Interessa-me a parte que fala sobre Madre Teresa de Calcutá. Aquela mulher pequenina, de andar rápido e olhar sincero. Sempre com um jeito maternal, afaga uma criança desnutrida, carrega um senhorzinho magricela, fala com uma outra religiosa com um prato de comida nas mãos.

                  O repórter diz que ela deixou tudo por causa daquela situação. Tinha uma vida até boa no seu país, com sua família. Mas se sentiu convocada para algo mais na vida. E ali está ela, tentando suprir, com todo o seu vigor, a necessidade mais urgente daquelas pessoas, que ela chama de “as mais amadas por Deus”.

                 Não precisou se preocupar em comprar nada. Nem se o presente ia agradar ao aniversariante. Não tem dúvida nenhuma, do presente que oferece para o seu amigo Jesus.

                 Certamente, Madre Teresa de Calcutá se espelha na viúva que ofertou duas pequenas moedas no templo, pensei com meus botões, entre tantos outros exemplos de entrega da vida.

                  Fui à festa de aniversário do meu amigo. A alegria estampada em seu rosto, acolheu-me de tal maneira e, como sempre acontecia, demos um abraço generoso e bem festivo.

                 Disse à ele, parafraseando Pedro e João: “ouro e prata não tenho, mas o que tenho te dou: o meu ombro para quando você precisar, a minha amizade sincera, o meu coração cheio de alegria verdadeira”.

                Acredito que o meu amigo tenha ficado muito feliz, pois rimos muito, cantamos, contamos histórias e estórias. Junto com todas as pessoas que estavam ali com o mesmo objetivo: viver intensamente aquele encontro de irmãos!

               Entregue ao seu amigo Jesus o que você tem de melhor. Esse presente não está à venda em nenhum lugar.

               Feliz Natal para todos. Jesus está vivo no meio de nós! Alegremo-nos!

 

Pe. Edson Luiz

PASCOM Diocesana